Informação geral

Resumo


No âmbito da especialidade de História Antiga do mestrado em História na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa realizei o presente trabalho de projeto, intitulado ‘o Mundo Bíblico visto de hoje’. O problema investigado lida com o facto de os textos da Bíblia se articularem com os seus contextos históricos, culturais, civilizacionais e ambientais. Os objetivos do estudo foram primeiro analisar temas da geografia, história e cultura bíblica; seguidamente, pesquisar representações do mundo da Bíblia na atualidade - averiguando necessidades -, e por fim, apresentar intervenções, respondendo à pergunta ‘mundo bíblico, que fazer com esta memória?’
A metodologia tem sido interdisciplinar pois a história articula-se com a geografia, arqueologia, línguas, estudos culturais, ciências sociais e com o ensino. Foram igualmente obtidos esclarecimentos em várias áreas, tanto em filologia, estudos bíblicos, bem como representações atuais - tanto em Portugal, como em Israel -. Ao longo da abordagem sobre o contexto bíblico, a perspetiva histórica tem sido consistente, tanto na articulação com o passado, como com o presente e o futuro. Posso afirmar que o mundo da Bíblia se tem revelado multidisciplinar. É de lembrar que a cultura bíblica surgiu num pequeno espaço geográfico, no entanto assumiu um papel crucial devido à sua posição entre diferentes povos. Com efeito, o mundo da Bíblia é uma ponte entre culturas. Dessa maneira, pode servir quer como uma entrada para a compreensão do mundo antigo, quer para o entendimento da atualidade. Assim sendo, a história e cultura bíblica pode e deve dar o seu contributo civilizacional. É substancial recordar que a memória do mundo bíblico faz parte da nossa tradição e pertence também ao domínio das ciências humanas. Evidentemente, as sociedades ocidentais têm duas raízes: a clássica e a bíblica. A atualidade precisa integrar a memória bíblica no mundo globalizado e promover o ensino e a investigação nesta área.
Com esta pesquisa, foi realizado o propósito de articular o mundo bíblico do passado com o presente e o futuro. Os objetivos propostos foram atingidos e as interrogações iniciais foram respondidas. O projeto ‘mundo bíblico visto de hoje’ tem pertinência educacional para o ensino básico, para a formação de multiplicadores e para a sociedade em geral. Pretende-se assim, promover o diálogo e a partilha de conhecimentos entre os vários intervenientes.
Palavras-chave: Texto bíblico, contexto, memória, representações e ensino.
H. Vogel "João" 


Sem comentários:

Enviar um comentário